quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto de Informática


   PROJETO DE INFORMÁTICA
 
JUSTIFICATIVA
A proposta pedagógica da área de informática é incorporar a perspectiva dos alunos de interagirem com o computador através da elaboração e da concretização dos projetos da escola e sua utilização como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados. A Tecnologia não causa mudanças apenas no que o ser humano faz, mas também em seu comportamento, na forma como elabora conhecimentos e no relacionamento com o mundo. O importante ao se utilizar os recursos de informática educativa, é não transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividades, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento.

    
OBJETIVO GERAL
Trabalhar a introdução da Informática como um processo de reconstrução da prática pedagógica do professor e sua ação no meio social.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Justificar a introdução da Informática na escola;
  • Discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre a introdução da Informática na escola, como: o ser humano e a tecnologia;
  • Utilizar o computador como instrumento de apoio às disciplinas e aos conteúdos estudados;
  • Preparar os alunos para uma sociedade informatizada;
  • Usar a sala de Informática como local de desenvolvimento de projetos de interdisciplinaridade;
  • Utilizar a informática como recurso didático no processo ensino-aprendizagem;
  • Saber usar a Internet de forma segura.

PÚBLICO ALVO
Alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

DURAÇÃO DO PROJETO
Ao longo do ano.

METODOLOGIA
  • elaboração de regras para o uso do laboratório;
  • utilização de programas educacionais e conteúdos do MEC;
  • desenvolvimento de projetos pedagógicos;
  • trabalhar os conteúdos lecionados;
  • conhecimento do acesso seguro a Internet.

    CRONOGRAMA


Horário:
matutino
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
quinta-feira
sexta-feira
07:50 às 08:40
1º A
3º A
4º A
5º A
Limpeza e manutenção
08:50 às 09:40
1º A
3º A
4º A
5º A
Limpeza e manutenção
09:50 às 10:40
2º A
3º B
4º B
5º B
Limpeza e manutenção
10:50 às 11:40
2º A
3º B
4º B
5º B
Limpeza e manutenção

Horário:
vespertino
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
quinta-feira
sexta-feira
13: 20 às 14:10
1º B
2º C
4º C
5º C
Limpeza e manutenção
14:20 às 15:10
1º B
2º C
4º C
5º C
Limpeza e manutenção
15:20 às 16:10
2º B
3º C
4º D
____
Limpeza e manutenção
16:20 às 17:10
2º B
3º C
4º D
____
Limpeza e manutenção

OBS: A manutenção dos computadores, deverá contar com um Suporte técnico de pronto atendimento para contornar os problemas futuros. 
 
AVALIAÇÃO
Será feita de acordo com a participação e desempenho dos alunos durante as aulas.

REFERÊNCIAS

GALLO, Sílvio (1994). Educação e Interdisciplinaridade; Impulso, vol. 7, nº 16. Piracicaba: Ed. Unimep, p. 157-163.
GOUVÊA, Sylvia Figueiredo-Os caminhos do professor na Era da Tecnologia - Acesso Revista de Educação e Informática, Ano 9 - número 13 - abril 1999.
HEINECK, Dulce Teresinha - A Interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem - http://www.unescnet.br/pedagogia/direito9.htm ( nov/2002).
PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - Formação de professores , pesquisa e extensão - Editora Olho d´Água, 2000 , p 29.
SANTOS VIEIRA, Fábia Magali - Gerência da Informática Educativa: segundo um pensamento sistêmico - http://www.connect.com.br/~ntemg7/gerinfo.htm (nov/2002).
VALENTE, José Armando. "Informática na educação: a prática e a formação do professor". In: Anais do IX ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), Águas de Lindóia,1998p. 1-1.
                  

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